domingo, 4 de abril de 2010

Por que narciso acha feio o que não é o espelho...

Qual a diferença entre mistério e discrição? Se é que essas duas palavras podem ser equiparadas. Uma informa um caráter secreto, nebuloso, fechado e inflexível. A outra nos convida para uma vida modesta, reservada, porém livre. Decerto, encaixo-me na primeira opção, apesar de ter uma vida exposta e bastante livre. Mas a segunda tem me chamado cada vez mais atenção.

Minha alma pede um acerto de contas comigo mesmo. Isso, porque sempre deixo eu mesmo de lado para a próxima balada, mas, quando chego no quarto, pela manhã do dia seguinte, a bagunça está lá, como sempre esteve... ela não vai embora. Não se eu não expulsá-la.

Por isso, a discrição me serve neste momento.Tão sublime e com olhos piedosos, apenas me convidando a sentir o gosto de ser um pouco menos "tudo aquilo que é visto". Ela vai me ensinar a conviver com alguém que há tempos não encaro... minha própria persona.

Um comentário:

  1. Na verdade, todo mundo tem e não tem mistério, logo perde a discrição. O que não se pode ignorar é que "pessoas são apenas pessoas" e só, apesar disto ser realmente complexo em seu grau. Somos todos "tudo aquilo que é visto". Posso dizer que também me encaixo na primeira opção, da mesma forma que fulano e sicrano também podem. Cada um tem seu mistério, cada um. E vale o mesmo pra discrição que, em outras palavras, o que você quis dizer aqui, não é quase nada mais que a vida privada, que todos também têm. Nenhum escapa. Nenhum.
    E isso, em parte, limita o Ser Humano.

    ResponderExcluir